sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2

Nota 8,5
Melhor filme brasileiro que já foi feito!
Finalmente estou feliz por algo tão bom assim ter saído do nosso cinema. Tomara Deus que isso seja um sinal, uma prova, um exemplo para todos que trabalham com a arte de fazer cinema nesse país e sofrem de uma precariedade ÓBVIA, este seria o principal motivo de muitos dizerem de boca cheia - EU ODEIO FILME BRASILEIRO - e o José Wilker que se foda.
Mas Deus ouviu minhas preces e parece que este cenário desolador está mudando aos poucos.
Antes de falar do segundo filme da franquia Tropa de Elite eu vou explicar e esclarecer um pouco sobre a atual situação do cinema brasileiro.
Até o momento parece que ninguém reage, dinheiro tem, basta investir.

Aonde está a cultura brasileira? Será que o Brasil não produz filmes?
Sim, produz, na maioria de baixos orçamentos e que nas suas histórias aparecem:
- Sofrimento do povo nordestino;
- Algum diretor, que se diz, contemporâneo, fazendo filme que só ele consegue assistir depois;
- Ou então alguma extensão de séries da Rede Globo, de qualidade discutível.

Vejo que falta no Brasil um pouco de viagem fantasiosa, se querem que seus filmes sejam vistos pelo povo, façam filmes para o povo. Se quiserem fazer por arte, façam por arte (mas não reclamem se ele não passar no cinema). Os filmes americanos conquistaram seus espaços, justamente por trabalharem com a fantasia das pessoas. E hoje se move pelo dinheiro das bilheterias. Veja no exemplo: Sherek, um animal verde, Spiderman, uma aranha vermelha, Piratas do Caríbe, Um pirata maluco! - É uma tremenda viagem cinematográfica.
As pessoas deveriam assistir aos filmes brasileiros pela qualidade, não pelo artista que está na novela ou porque o ingresso esta a R$ 1,00.
Devemos cobrar os diretos brasileiros porque na novela da Rede Globo, você encontra qualidade (parte técnica), grandes trabalhos de fotografia e figurino e nos filmes, nada disso?
Enfim o dinheiro é a resposta para muita coisa.

Mas vamos ao que interessa “Tropa de Elite 2” crítica política pura.
Para quem gosta de fazer comparações dizendo que o primeiro filme é melhor do que o segundo, devem entender que são propostas e recursos diferentes, mas mesmo havendo todas estas diversidades o segundo filme é imensuravelmente melhor do que o primeiro, tem uma história que é tocada por um roteiro nível Hollywood.
Assim como o sucesso anterior, Tropa 2 tem um roteiro organizado parcialmente em flashbacks. Antes de sabermos o desfecho da tocaia armada para matar o Nascimento (Wagner Moura), voltamos alguns anos, quando o mesmo, ainda capitão, tenta dar fim a uma rebelião no presídio Bangu I (Beirada, o líder do motim é interpretado por Seu Jorge). Posteriormente, nomeado para um alto cargo na Secretaria de Segurança Pública. Disposto a deixar os problemas familiares de lado, Nascimento decide equipar o BOPE (Batalhão de Operações Especiais) com direito a blindados, helicópteros e mais “caveiras”. Com o passar do tempo, Nascimento, ao mesmo tempo em que tenta reaver a confiança do filho, percebe que o crime organizado mudou de cara: ao invés de traficantes, quem dá as ordens é a milícia, composta por policiais corruptos, que trabalham juntos com políticos do governo carioca. Sabendo da gravidade dos fatos, em um momento decisivo, o personagem principal aceita a ajuda do “inimigo” Fraga (Irandhir Santos), também interessado em combater a corrupção.
Pelo que eu vi na internet o filme foi adiado para depois do segundo turno das eleições, pois trata intensamente da corrupção carioca, deixando a imagem do personagem que representa o governo do rio muito ruim, talvez atrapalhando a reeleição de Sérgio Cabral, atual governador do Rio de Janeiro eleito no primeiro turno. Nem sei se eu poderia falar isso!! Rsrsrs
José Padilha tenta retirar do filme aquela imagem de jargões policiais e violência explícita para dar uma inteligência intrigante ao filme.
Só acho que “Tropa de Elite” poderia sair mais da realidade, buscar a fantasia onde personagens conseguem matar e ao mesmo tempo se desviar de centenas de tiros e falta, na minha opinião que pode ser diferente de muitas outras que já vi divulgadas na internet, uma motivação amorosa no enredo algo mais próximo que motive Nascimento além do sonho de salvar o mundo.
Estou muito feliz de ver uma faísca que pode mudar a direção do cinema brasileiro.

Diretor: José Padilha
Roteiro: José Padilha, Bráulio Mantovani
Elenco: Wagner Moura, André Ramiro, Maria Ribeiro, Pedro Van Held, Irandhir Santos, Seu Jorge, Milhem Cortaz, Fernanda Machado, Tainá Müller
Trailer

6 comentários:

  1. Mto bom post. Apesar de não gostar do Padilha, o filme é mto bom. Mta coragem estreá-lo em período de eleição, né?

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Lançar uma crítica tão direta e forte como fez o Padilha em meio a um dos processos eleitorais mais conturbados da história não é fácil não.

    ResponderExcluir
  3. Cara, gostei do post! Apesar de eu ter sido mais cativado pelo primeiro, o segundo teve realmente um roteiro mais organizado e não deixou nada (nada mesmo!!) a desejar comparado às mega-produções-holywoodianas. Quem diria há 10 anos que tanta gente pagaria (e caro) para ver um filme brasileiro no cinema? Parabéns para o Padilha e parabéns para nós brasileiros, que estamos nos superando a cada dia na sétima arte! E que venham Tropa de Elite 3, 4 e 5. É desse tipo de chacoalhão que o nosso povo e nossas autoridades precisam. Quem sabe assim pomos a mão na consciência e elegemos menos Tiriricas por aí...

    ResponderExcluir
  4. Erika @_erikafreitas
    muito bom seu post..
    o segundo filme realmente aborda algo mais complexo que o primeiro e deixa algo a ser analisado que é política brasileira, desde a fora com que trata os policiais até aonde os corrompe!
    parabéns pelo post! :)

    ResponderExcluir
  5. ok, concordo com o post, realmente achei o Tropa 2 mais envolvente no que se trata da 7ª arte, e como no filme é citado, que "o esquema evolui, o sistema e tráfico..." fiquei feliz pelo cinema Nacional pela evolução tb!! Pena que o filme estreiou depis do 1° turno... mas é o Brasil, não se pode esperar muito, embora eu utopicamnete espere... coisas da vida...
    Tecnicamente gostei da evolução do filme também, e da inteli^gência do roteiro...
    Mas é foda sair com a sencação de mãos amarradas da sessão... me senti bem insignificante perante o sistema, e fiquei pensando o que fazer... e agora tinha parado de pensar até começar a escrever.. por se não enlouqueço de tanto pensar... justamente o que não quero, pois pensar não muda nada sem a ação!!! Devaneei demais!!
    Bom é isso!
    Bom post!

    @kaskarolas

    ResponderExcluir
  6. Certamente, Tropa de Elite 2 é uma realidade nua e crua do sistema sórdido que envolve a nossa sociedade brasileira. Ele é tão bem planejado e armado que faz tudo tão parecer perfeito... um sistema que engana a sua própria "inteligência"... O filme mostra do que esse sistema é capaz para se manter ativo e o que acontece com as pessoas que tentam desativá-lo! O filme certamente é um ensaio filosófico da nossa sociedade brasileira e nos leva a reflexão: O Brasil ainda tem jeito? O final nos leva a crê que não... que é disso para pior, saímos de lá com a sensação de que tudo é um ciclo tão vicioso que já superou todo senso de credibilidade! Mas, quero acreditar que isso é um alerta... que há uma forma de destruir o sistema...

    @tatyssouza

    ResponderExcluir