terça-feira, 28 de setembro de 2010

Resident Evil 4

Nota 3,5
Quando um diretor tenta consertar e só piora.
Mais uma prova que filme bom de game não existe.
Eu acompanhei alguns comentários prévios a estreia do 4º filme da franquia Resident Evil, popularizada pelo sucesso do game a partir dos anos 2000, e confesso que achei animador, na medida do possível.
Antes de mais nada tenho que deixar bem claro que considero os filmes anteriores da franquia um verdadeiro lixo.
Mas voltando ao 4° filme, notícias publicaram que nesse projeto iria se buscar mais realismo e diálogos mais elaborador. O próprio diretor, Paul W.S. Anderson, declarou que tinha uma total liberdade para criar no filmes pois o mesmo se perdeu completamente do game e ganhou sua vida própria a partir do segundo filme. A franquia é baseada numa série de videogame criada no Japão e responsável por popularizar o gênero do "survival horror'' nos games. Ai que esta o erro, o filme começou a transformar o gênero criando uma "sub-gênero", fazendo com que seus personagens se tornassem algo tão fora da realidade que não daria mais para criar um enredo onde esses pudessem se encaixar.
Exemplo disso é a personagem Alice (Mila Jovovich) que no terceiro filme se torna tão poderosa deixando impossível a sequência para o 4 filme. E é óbvio que o $$ fala mais alto na hora de criar a todo custo uma próximo franquia que faturasse mais na casa dos milhões, até ai tudo bem pois todos nos entendemos que o que move o projeto Resident Evil nunca foi o amor pela arte, mas o problema esta na forma que eles consertam os personagem trazendo a todo custo de maneira cômica a forma mais humana dos personagens.
E alguém me explica o que é aquele cara com um machado enorme que aparece totalmente de graça no meio de tudo, sem história, sem antecedentes, plástica do personagem é muito boa mas PORRA isso não é um game e aquilo não é uma FASE.
Uma coisa que me deixou um pouco irritado com o filme além de todos esses itens é o abuso do slow motion. O que adianta tanta ação se todas as cenas são em câmera lenta?
Sem falar que a talentosa Ali Larter não tem espaço para aprofundar sua Claire, e Wentworth Miller parece apenas um enfeite masculino, soltando poucas frases e sempre com um olhar nada vê. A relação entre os irmãos Redfield é tão profunda quanto um pires.
Agora nesta quarta edição, podemos perceber que a protagonista vivida por Milla Jovovich é um dos maiores acertos da produção. A atriz conseguiu evoluir a cada filme, e neste se torna um dos melhores pontos de uma produção que apela para a ação na tentativa de mascarar o roteiro.

Direção:
Paul W.S. Anderson
Roteiro: Paul W.S Anderson
Elenco: Milla Jovovich, Ali Larter, Spencer Locke, Jason O'Mara, Wentworth Miller, Shawn Roberts, Boris Kodjoe, Kim Coates, Sienna Guillory.

Trailer




Nenhum comentário:

Postar um comentário