sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cisne Negro

Nota 8,5

Às vezes temos que aplaudir a ousadia de alguns diretores, principalmente quando eles conseguem unir um drama psicológico dos melhores com intrigas, competição e obsessão.
A principal bailarina da companhia, Beth Maclntyre (Winona Ryder), tinha o papel de rainha dos cisnes não estará presente na nova temporada do Lago dos cisnes, e a companhia precisa de uma nova estrela. Para ser rainha dos cisnes é necessário subir ao palco como cisne branco, com doçura e inocência, e também como cisne negro, com ousadia e sensualidade. Nina (Natalie Portman) é perfeita e imbatível como cisne branco, sempre muito disciplinada nas aulas, mas não consegue ser sensual o bastante para ser o cisne negro. A melhor como cisne negro é Lilly (Mila Kunis), e as duas tornam-se as favoritas a se tornar rainha dos cisnes.
A escolha de quem será a nova rainha dos cisnes cabe ao diretor artístico da companhia, Tomas Leroy (Vicente Cassel). Ele acaba escolhendo Nina, acreditando que ela será capaz de aprender a interpretar o cisne negro. Daí pra frente Nina passa a ter um grande problema: Se dedicar ao máximo nas aulas e em todos os momentos de sua vida para se tornar sensual e ousada como requer o papel de cisne negro.
É interessante ver um drama que retrata um assunto tão difícil de ser retratado no cinema que é a obsessão, a psicose, a loucura. O papel de Nina passa por uma transformação do bem para o mal contando com alguns lapsos de loucura, que deixam o telespectador no mínimo perturbado. O constante intercalar entre real e imaginário faz o filme ter uma dinâmica às vezes assustadora.
Para ser ousada nos palcos Nina tem que transformar-se ousada na vida e começa aderir uma personalidade extremamente má e muito, mas muito sensual. Muitos críticos ressaltam o “exagero na sensualidade” um pecado cometido por Darren Aronofsky, porém neste filme tudo é válido. Quando se trata de loucura, obsessão e dupla personalidade pode-se abusar dos pontos mais extremos do bem e do mal, se não fosse assim não seria loucura de verdade.
Só acho que o filme era ao colocar alegoricamente cenas de suspense barato, pequenos sustos que normalmente são usados em filmes de terror trash. Com certeza não era necessário.
Mas todos os problemas que o filme possa ter são ofuscados pela fotografia, cenas de balé absolutamente bem trabalhadas que prendem o público com um grau artístico de dramatização e perfeição assustadores. E o principal: NATALIE PORTMAN. Se o Oscar deste ano não estiver em suas mãos no dia 27 será muito estranho. Natalie vem estudando o personagem a 10, resultado: uma personagem que vai entrar para história. Natalie teve a interpretação da sua vida, indo de doce e inocente a obcecada e sexy em menos de duas horas de filme. Juntou interpretação dramática, passos de balé, atuação psicótica e foi perfeita. (Ela realmente foi perfeita, ao assistir o filme você vai entender). Com isso Natalie deve dar o terceiro Oscar para cisne negro, das prováveis dez indicações.

Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Mark Heyman, Andres Heinz, John J. McLaughlin
Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder, Benjamin Millepied, Ksenia Solo, Kristina Anapau

Trailer

5 comentários:

  1. 1- nao gostei do filme nao entendi pq pediu pra eu olhar sua resenha dele..

    2- eh impossivel ler o que esta escrito com esse plano de fundo....

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eu gostei muito do filme. O final, pra mim, foi um espetáculo duplo. Fotografia e figurino, shows à parte.

    Concordo contigo sobre a atuação da Natalie Portman e sobre as cenas de "suspense/terror" que há no filme, sem necessidade.

    Pra mim, que "cutuco" as cutículas ao redor da unha, a cena que ela faz o mesmo foi angustiante. E eu to com uma cutucada fenomenal no mesmo dedo. rsrs

    Achei o filme muito inteligente. Merece o seu 8,5 e o reafirmo.

    Att.

    PN

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu vi o filme e realmente, na metade eu não estava gostando, mas da metade pra frente o filme me prendeu muito...
    O filme é merecedor das estatuetas do Oscar.

    O filme pra mim é mais que 8,5.
    é muito 10!
    Vlew...

    ResponderExcluir
  4. Pra mim o papel mais marcante da Natalie Portman, além de ótima conjunção tecnica que inclui fotografia, trilha sonora, roteiro. Esse filme mexe com o telespectador eu ficava perplexo na sala a cada aparição da Natalie.

    Na minha opinião merece o Oscar de melhor atriz, com certeza.

    Obrigado pelo comentario no blog, até mais.

    ResponderExcluir
  5. Então, não é que o filme erra ao mostrar cenas estilo terror trash, é que essa era exatamente a intenção do diretor Darren Aronofsky. Ele queria um thriller psicológico com pitadas de suspense, só não se aprofundou o suficiente no suspense dando liberdade pro espectador pensar se Nina estava sonhando, ou acordada, ou mesmo surtando.
    E, sim, Natalie está perfeita!

    http://luparaiso.blogspot.com/

    ResponderExcluir