domingo, 27 de fevereiro de 2011

Uma pequena aposta ao Oscar

Um filme frio e direto, com uma trama que não se apega muito aos detalhes. Em Inverno da Alma a diretora Debra Granik joga o espectador em uma história que já está em andamento, sem ao menos se preocupar em esclarecer os fatos anteriormente ocorridos. Os personagens aparecem aos montes, sempre figuras rudes e frias, com alguma ponta de emoção, mas a grande maioria deles não tem sequer uma justificativa para aparecer na trama. O que pode parecer um erro de roteiro para alguns, parece mais uma opção da própria diretora em não dar notoriedade a fatos secundários e ir direto ao ponto. O objetivo é apresentar a jornada de Ree, enfatizando sua personalidade, suas emoções e as dificuldades enfrentadas por ela, e isso a diretora consegue realizar perfeitamente bem.
Todo o filme se passa a partir da personagem Ree (Jennifer Lawrence). Sem a figura do pai, um fabricante de drogas que fugiu de casa, e sem poder contar também com sua mãe, uma mulher doente que sequer percebe o que se passa ao seu redor, Ree assume as responsabilidades da família e passa a cuidar sozinha de sua mãe e de seus dois irmãos. A dificuldade financeira é amenizada com a ajuda dos vizinhos da família, que oferecem o que podem, e de alguns outros personagens da trama, entre os quais Teardrop (John Hawkes), tio paterno de Ree, um sujeito que aparentemente não se importa com situação da família de seu irmão. A situação de Ree piora quando ela descobre que seu pai deixou a casa e o terreno da família como fiança para sair da prisão e agora a família corre o risco de perder o pouco que tem caso o pai de Ree não compareça ao tribunal. Para complicar, o paradeiro de Jessup, pai de Ree, é desconhecido. Para evitar o pior, Ree sabe que deve encontrar o pai, vivo ou morto, por isso sai em busca de informações, se envolvendo com tipos estranhos e sombrios, arriscando tudo para encontrar seu pai. Mesmo não gostando da ideia da sobrinha, é nesse momento que Teardrop acaba revelando outra face que se escondia sob sua carapuça de "homem da montanha". É Teardrop que ajuda Ree nos momentos mais difíceis de sua jornada, acompanhando-a até o fim.

Jennifer Lawrence está brilhante em Inverno da Alma, talvez por isso (ou simplesmente pelo roteiro) a câmera não se afaste dela por nada, o que só faz muito bem ao filme. Uma personagem fria, provavelmente pela necessidade de se mostrar forte, mas que tem um coração imenso e um carisma gigantesco. Ela emocina a cada cena e só não carrega sozinha o filme devido a também ótima atuação de John Hawkes, que consegue transmitir carisma e emoção, mesmo interpretando um personagem não muito agradável.
Apesar de não ter o brilho dos grandes sucessos de Hollywood, muito menos um investimento grandioso por trás de sua produção, Inverno da Alma consegue tocar o espectador. E ainda que fosse, tão somente, pela atuação de Jennifer Lawrence, já seria merecedor de uma indicação ao Oscar. Vale a pena conferir.

Direção: Debra Granik
Roteiro: Anne Rosellini, Debra Granik, Daniel Woodrell (romance)
Elenco:Jennifer Lawrence, John Hawkes, Kevin Breznahan, Garret Dillahunt, Lauren Sweetser


Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário