sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Vencedor

Nota 7,0

Um filme de boxe um pouco diferente.
Normalmente os filmes de boxe despertam dois sentimento distintos nos espectadores, algumas pessoas gostam muito, outras simplesmente odeiam.
Um grande clássico do gênero é a marcante franquia do Rocky, onde Sylvester Stallone populariza nas telas de Hollywood o assunto da luta dentro e fora dos ringues.
Explorando a genialidade dos lutadores dentro dos ringue e a falta de “cabeça” do lado de fora, O Vencedor vem para continuar o legado dos filmes de boxe baseado em fatos reais.
O Vencedor fala de boxe, de determinação, dos bastidores do esporte e da indústria que movimenta muito dinheiro a cada ano, mas não trata apenas disto. Baseado em uma história real este filme trata de família, dos alicerces que nos fazem sermos quem somos, de glória, fundo do poço, drogas, formas de inspiração, e redenção. A história não guarda muitas surpresas ou inovações. Na verdade, é bastante previsível. Mas o elenco escalado para esta produção, seguram o interesse até o final.
O filme começa na cidade de Lowell, Massachusetts, em 1993. Dickie Eklund (Christian Bale) pergunta para as pessoas que estão lhe filmando se elas vão esperar pelo irmão dele, Micky Ward (Mark Wahlberg). Dickie está agitado, mas começa a contar a sua história. Comenta que começou com o boxe quando tinha 12 anos, e que mentiu sobre sua idade na época. Micky se aproxima. O irmão afirma que tudo que Micky aprendeu foi com ele, ainda que eles tenham estilos muito diferentes de lutar. Aparecem cenas da infância dos garotos e, quando Dickie cita Sugar Ray Leonard, são inseridas imagens da luta dele contra a lenda do boxe, em 1978. Ele começa a elogiar o irmão mas parece um pouco alterado ou estranho demais. Ele comenta que leva o título de “orgulho de Lowell”. A história segue, mostrando a relação entre os irmãos, seus familiares e a busca de Micky para sair da sombra de Dickie.
Os olhos esbugalhados e a magreza impressionante de Christian Bale logo na primeira aparição do ator já dão mostras de como ele se preparou para o papel que por sinal fez muito bem. Pode ser que agora receba o reconhecimento da academia do Oscar já tão merecido anteriormente.
A tradução tira um pouco o valor do filme. O Vencedor não representa a luta constante que acontece no filme, tanto na vida profissional como na pessoal de Micky Ward (Mark Wahlberg). The Fighter (O lutador) seria mais apropriado.
Agora vem a parte ruim. David O. Russell não é um bom diretor, a história é muito batida não tem nada de novo mas mesmo assim o filme prende os espectadores, o que é grande mérito dos atores. O Vencedor recebeu algumas indicações ao Oscar que surpreenderam como a de melhor filme, talvez pelo fato da academia ter aberto 10 indicados em 2011. Porém, mesmo com várias indicações, é provável que só fature a de melhor ator coadjuvante para Christian Bale. O que já está de bom tamanho.

Direção: David O. Russell
Roteiro: Scott Silver,Eric Johnson,Paul Tamasy
Elenco: Christian Bale (Dicky Eklund), Mark Wahlberg (Micky Ward), Melissa Leo (Alice Ward), Amy Adams (Charlene Fleming), Jack McGee (George Ward)

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário