quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"Puta que pariu" Cadê o Nolan?


Venho neste post expressar minha revolta e tentar buscar algumas explicações do porque Christopher Nolan, o maior diretor da atualidade, não foi indicado ao Oscar 2011.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista de indicados para o Oscar 2011. A celebração máxima da indústria Norte-Americana, que já teve dias mais felizes, mais festejados e mais glamorosos. Em sua 83ª edição do prêmio anúncia seus indicados com a imagem um pouco desgastada.
Um dos motivos deste desgaste da premiação é o avanço engessado do cinema Norte-Americano. Nestes últimos 20 anos pouca novidade aconteceu no cinema mundial e isto se reflete claramente na quantidade de remakes feitos nesta última década. Talvez por este e diversos outros motivos o Oscar 2011 tem vários prêmios já dados como certos e algumas poucas surpresas. Porém existe um fato que surpreendeu a todos – CADE O NOLAN!
Christopher Nolan era na opinião do público e de muitos críticos, uma das únicas certezas unanime para indicação ao Oscar de melhor diretor 2011, tornando-se o grande favorito do ano. Mas a academia decepcionou-nos novamente. Em minha opinião não é justo não indicar Nolan só porque seu filme foi um dos mais assistido e se tornou o grande blockbuster de 2010. Inclusive A Origem, que era dado como grande favorito do ano a abarcar o premio de melhor filme, foi indicado quase como uma surpresa e por pouco não ficou fora. Como pode?

Nolan é um dos poucos diretores de Hollywood que traz formas diferentes de encarar a sétima arte e já vinha sendo injustiçado em outros anos, principalmente pelo ostracismo que colocou The Dark Night fora das principais premiações do cinema mundial.

Vamos nos ater a alguns possíveis fatos do porque isto acontece:

1º Pessoas como Fernanda Montenegro e Fernando Meirelles fazem parte da Academia.
2º A Média de idade dos integrantes da academia é 51 anos.
3º Poucos filmes que recebem aprovação do público jovem são bem aceitos pela academia.

O que quero dizer com isto? Nada, só procurem tirar suas próprias conclusões. Não está na hora de mudar?
Enfim, Nolan não ser indicado ao Oscar, pior para o Oscar. Só espero que o Christopher Nolan não se torne um diretor medíocre pra ser indicado ao Oscar no futuro.


Se você concorda ou descorda da minha opinião quanto a participação de Nolan na lista dos indicados ao Oscar 2011 vote na enquete ao lado:
 
Christopher Nolan deveria ser indicado ao prêmio de melhor diretor 2011?
Sim? Não? VOTE!!!!!!!!

 


4 comentários:

  1. Pois é bicho, eu sou suspeito pra comentar pois sou muito fã do trabalho do Nolan, desde Amnésia, que por sinal é uma obra-prima do cinema do século 21. Batman Beggins, covardia. E apesar dos pesares Batman The Darknight, tabém foi muito bom. Mas desde sempre, há essa maneira esquisita de premiar filmes, atores e diretores duvidosos pela academia.

    ResponderExcluir
  2. É...tem muito cinéfilo indignado por aí.

    Mas a questão não é buscar explicações porque Nolan ficou de fora. Preciso entender o que David O' Russell está fazendo na categoria de melhor diretor!!!

    Sei que cada um tem seu gosto, mas tenho muita antipatia com o trabalho de David O' Russell.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, ótima iniciativa! Mas já vou "causar" aqui, rsrsrs
    Concordo quando fala que nolan deveria estar concorrendo, mas discordo quando diz que é o melhor diretor da atualidade ... seria uma injustiça com wong kar wai, gus van sant, lars von trier e quentin tarantino nem ao menos considerá-los. Grande Abs e continuarei lendo ... See ya

    ResponderExcluir
  4. Cara eu também achei um absurdo, A origem é um espetaculo visual, Nolan merecia estar no pareo.

    ResponderExcluir