terça-feira, 9 de novembro de 2010

Scott Pilgrim Contra o Mundo

Nota 8,0

Caros nerds, finalmente chegou!!!!
Depois de uma longa novela sobre a estréia de Scott Pilgrim Contra o Mundo, finalmente chegou. O pior na verdade não é esperar a estréia brasileira, o difícil é engolir notícias vindas do mundo todo falando muito bem do filme, rasgando elogios enquanto nós ficamos com água na boca para conferir.
Mas valeu a espera. O filme é muito bom, possui um tema batido com uma roupagem totalmente original.
Na história, o personagem do título recém chutado pela namorada e baixista de uma banda de rock de garagem começa a namorar uma garota menor de idade. Com tudo, Pilgrim acaba se apaixonando pela antipática Ramona Flowers. O rapaz logo descobre que, para conseguir namorar a menina de cabelo roxo, verde e nem lembro mais que cor, terá de enfrentar uma liga formada pelos sete ex-namorados malignos da moça.
Esse finalzinho da sinopse é uma metáfora genial. Esses sete ex-namorados são verdadeiros vilões das fases de vídeo-game e Pilgrim tem que lutar com todos para ficar com a recompensa, sua amada. Isto nos leva a realidade dos problemas que se traz com lembranças do passado como os ex-namorados que atrapalham os relacionamentos presentes entre um garoto e uma garota.
Utilizando uma série de artifícios que mais aproximam o longa de uma grande partida de vídeo game (como não soltar um leve sorriso de reconhecimento ao ver uma barra de nível de urina se esvaziando conforme o personagem utiliza o banheiro, ou ignorar os planos de luta que lembram os jogos de luta 2D de antigamente?). O diretor Edgar Wright cria um ambiente completamente inovador. O clima funciona perfeitamente bem, sendo dosado entre as cenas. As cenas, aliás, principalmente as de luta, são muito bem montadas e merecem um crédito extra pela dificuldade atingida pela edição, que dá suporte aos momentos genialmente cômicos (como a cena em que Pilgrim se prepara como numa montagem rápida do super-man para uma batalha, para ser detido no último momento amarrando os tênis lentamente como um jovem).
O filme é realmente perfeito para quem gosta de vídeo-game, me senti na fantasia de uma partida de Street Fighter e ao mesmo tempo numa dramática cena da vida real.
Como eu disse quem gosta de vídeo-game vai amar o filme, mas esse é justamente o problema do longa. O público é muito restrito, busca somente os jovens que, um dia curtiram a fase 2D dos games. A trama, como eu também já disse, é muito batida. Se trata dos problemas de um jovem nerd com relação à sociedade, o diferencial é realmente a maneira que é mostrada esta trama. Então se você, leitor não diz: “CARACA QUE SINISTRO!!” quando vê uma partida de the king of fighter no youtube, não vai gostar do filme.

Direção: Edgar Wright
Roteiro: Edgar Wright, Michael Bacall, Brian Lee O'Malley
Elenco: Michael Cera, Mary Elizabeth Winstead, Brandon Routh, Jason Schwartzman, Aubrey Plaza, Kieran Culkin, Brie Larson, Mae Whitman, Ellen Wong, Anna Kendrick, Mark Webber, Alison Pill, Satya Bhabha

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário