sábado, 6 de novembro de 2010

As Múmias do Faraó

Nota 5,5

Antes de assistir ao filme dei uma "sapecada" nos quadrinhos europeus e fui percebendo que nós, brasileiros, perdemos muito da arte européia idolatrando em absoluto super-heróis norte americanos. Esta conclusão só cheguei com ajuda do Érico Borgo, grande crítico e cinéfilo maluco que tem me ajudado muito. 
No começo do século XX, Adèle é uma escritora de sucesso. Durante a pesquisa para seus livros, ela embarca em expedições a locais exóticos. Dessa vez ela vai ao Egito descobrir os conhecimentos científicos daquela civilização. O filme As Múmias do Faraó (Les aventures extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec) é a adaptação cinematográfica de uma das aventuras de Adèle Blanc-Sec, personagem principal de uma série de quadrinhos produzidos na década de 70.
A história se passa no início do século XX e a protagonista vai a locais exóticos para viver aventuras que envolvem uma dose de misticismo. Se o leitor gosta de ver esse tipo de narrativa, com as franquias Indiana Jones e A Múmia como exemplos recentes, deve dar uma chance de se encantar com as peripécias da escritora francesa. Eu particularmente não gosto. Na verdade até gostava quando era criança, mas aos poucos fui amadurecendo com relação a este tipo de comédia aventureira e a partir dai Indiana Jones (para mim) tornou-se uma grande "Framboesa".
Um ponto forte do filme é a personagem principal. Adèle é uma mulher forte e determinada, o que cativa a platéia feminina. Já a beleza da atriz Louise Bourgoin (O Pequeno Nicolau) deve ser suficiente para agradar-nos homens admiradores da beleza européia.
Mas ai vem os pontos negativos. O filme não consegue atingir a comédia que promete e a aventura, se não fosse pelos efeitos especiais, seria tão monótona quanto chata.
Um assunto que muito me irrita é a merda da tradução nacional. É interessante ver como pensam as produtores brasileiros.
"- Aaaa, me parece que o pessoal de Hollywood não vai produzir uma continuação da franquia" diz o dono da produtora.
"- Então vamos traduzir essa merda para As múmias do Faraó" diz o estagiário.
"- Nossa essa merda de idéia é ótima, vamos mudar" concorda do dono da produtora.

O nome original do filme trás referencias aos quadrinhos que relatam as aventuras da personagem principal - "As Aventuras Extraordinárias de Adèle Blanc-Sec".
Só quero ver se, Luc Besson o diretor, fizer o segundo filme da franquia que nome esses loucos irão dar. Com certeza vou me surpreender.


Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson
Elenco: Louise Bourgoin, Mathieu Amalric, Gilles Lellouche, Jean-Paul Rouve, Jacky Nercessian, Philippe Nahon, Nicolas Giraud, Laure de Clermont-Tonnerre, Gérard Chaillou

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário