domingo, 29 de agosto de 2010

O Último Mestre do Ar

Nota 5,5

Descarte todo o contato que você teve com o anime antes de ver o filme.
O diretor M. Night Shyamalan conquistou o mundo com o suspense O Sexto Sentido. Desde então, muitos cinéfilos de carteirinha esperam um filme melhor ou, pelo menos, igual. O Último Mestre do Ar não é a primeira tentativa, a última e muito menos o que esperam do cineasta.
Dei uma olhada no site da divulgação brasileira do filme, lá tinha a seguinte sinopse:
"Ar, agua, terra e fogo. Quatro nações unidas pelo destino quando a nação do fogo inicia uma guerra brutal contra as outras. Um seculo se passou sem qualquer esperança em vista de uma mudança nesse caminho de destruição. No fogo cruzado entre o combate e a coragem, Aang (Noah Ringer) descobre que é o unico Avatar com o poder de manipular todos os quatro elementos. Aang se reune com Katara (Nicola Peltz), uma waterbender controladora das aguas e seu irmão Sokka (Jackson Rathbone), para restaurar o equilibrio do seu mundo em guerra.
Baseado na série animada de enorme sucesso para a TV da Nickelodeon, o filme de longa metragem de ação ao vivo O Ultimo Mestre do Ar é o capitulo incial da luta de Aang para sobreviver."


Impressionante como isso mostra que quem escreveu esta totalmente perdido entre a história real da obra e a tradução.
Na história real (na do anime) o personagens recorrem a uma espécie de humor que deixa o desenrolar do drama mais animador. Porém no filme isso não existe, o roteiro ficou muito sério e um pouco mal humorado.
O legal é que para quem não entende nada, o roteiro ajuda um pouco, explicando a ideia, coisa e tal. Na história, as nações representantes dos quatro elementos (Água, Terra, Fogo e Ar) viviam em harmonia até que a turma "do mal" resolveu subjugar os outros. Ou seja, o vilão básico que quer conquistar o mundo.
Só acho meio injusto com os espectadores exigir que eles assistam o desenho animado antes de assistir o filme para entender a história a fundo, história essa que o filme não sabe explicar direito.
O último mestre do ar não será um grande sucesso deste ano pois não é bom, inclusive tem até um tom amador. Mas tem uns efeitos de transação de cenas muito bem trabalhado.
Não recomendo!!

Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: Aasif Mandvi (Commander Zhao), Jackson Rathbone (Sokka), Shaun Toub (Uncle Iroh), Nicola Peltz (Katara), Noah Ringer (Aang, o Avatar), Cliff Curtis (Lord Ozai), Dev Patel (Zuko), Jessica Andres (Suki), Keong Sim (Earthbending Father)

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário