terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Origem

Nota 9,0

Esperei muito por isso!!! Nolan relamente é um gênio!!!
Christopher Nolan é hoje a melhor prova de que existe vida inteligente em Hollywood. Ele investiga o universo da mente em A Origem. O filme é sobre um cara que rouba sonhos contratado para colocar uma ideia na mente de um homem. Só nesse conceito já está impressa uma reflexão sobre o que é o cinema.
O mundo esta mudando, filmes considerados “BlockBuster” (BlockBuster" são aqueles filmes considerados mundialmente com grandes bilheterias) estão perdendo um pouco o espaço e abrindo margens a verdadeiras obras primas. Doa a quem doer, é verdade. “A Origem” é um exemplo dessa “nova vertente” do cinema mundial, onde um diretor brilhante, neste caso Christopher Nolan, consegue unir todos os elementos necessários para o sucesso (que significa muito $$) nos dias hoje e ainda ter o luxo de contar uma história inesquecível e de qualidade.
A Origem, como outras obras do cineasta, investiga a mente, desta vez por meio dos sonhos. Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) comanda uma equipe que compartilha e assim invade os sonhos de pessoas para roubar de seu inconsciente segredos que possam ser utilizados por empresas concorrentes. Um poderoso empresário (Ken Watanabe) procura o serviço para propor algo diferente: que ele implante uma ideia no cérebro do herdeiro de outra companhia (Cillian Murphy). Dom contrata uma nova arquiteta dos sonhos, Ariadne (Ellen Page), e junta sua turma, formada por Arthur (Joseph Gordon-Levitt), Eames (Tom Hardy) e Yusuf (Dileep Rao).
Ao mesmo tempo, o passado de Dom, na forma de Mal (Marion Cotillard), vem para assombrá-lo.
Não vou falar muito mais sobre a história do filme para não estragar o impacto que você, leitor amigo, terá quando assistir.
O filme se torna um sucesso pois ele une um história impecável com um elenco maravilhoso. Poderia falar de todos aqui mas vou resaltar somente 3:

1º Leonardo Dicaprio - Se tornou um dos melhores atores de hollywood, sobe fazer filmes que necessotam do ator uma imterpretação cheia de conflitos no campo na mente. Aprendeu muito com o Scorsese.

2º Helen Page - Todos os filmes que ela faz são bons, ela sabe como ninguém ser uma coadjuvante que brilha nos olhos dos espectadores. Nesse filme ela tem um papel muito importante pois ela ajuda-nos a atender a história. Até nisso o Nolan é muito foda. Ele criou uma personagem leiga, como nos antes de assistir o filme, que tinha a função de aprender junto com os espectadores tornando a tarefa de entender um filme complicado um pouco mais fácil.

3º Joseph Gordon-Levitt - Ele mesmo mudo seria um grande ator. Uma pena muito grande ele não ter sido escolhido para viver o novo homem aranha.


Até perto do final, podemos pensar o filme tanto como um excelente filme de ação/suspense, quanto como uma alusão à manipulação que podemos sofrer. Enquanto o grupo de Cobb arma o ataque à mente de Fisher (Cillian Murphy), descrevem-se as dificuldades de se inserir uma ideia na cabeça de alguém. É obvio pensar o filme como mostra da brutalidade das ideologias em nossas vidas.
Outra coisa: desconfiem quando falarem que a narrativa é difícil. Acho que essas pessoas dormiram na sessão e perderam esse sonho tão claro de Nolan. Ele consegue levar a trama com tranquilidade, sem deixar ninguém pelo meio do labirinto. No final, aí sim, ele nos larga no abismo!
Antes de acabar queria falar mais duas coisas. Primeiro, Nolan está de parabéns. Enquanto as regras desse universo são expostas, consegue prender o expectador, sempre interessado em compreendê-las. Somos apresentados para um mundo imaginário de primeira! Ele construiu um mundo, do nível de “Matrix”, apesar de considerar sua melhor obra (“Batman – O Cavaleiro das Trevas” e “Amnésia” ainda são os melhores), mesmo assim "A Origem” é ouro!"

Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Cillian Murphy, Marion Cotillard, Tom Hardy (I), Ellen Page, Michael Caine


Trailer


Um comentário:

  1. Olá Kaio Magalães,

    Gostei muito do seu comentário, se o cinema continuar seguindo essa linha vão surgir varios "costing" perfeito no futuro.
    Continue mandando arquivos para o Blogolândia que eu encaminho pra direção de roteiros para analise.

    Beijos
    Carol D´Marques - webwitter Blogolândia

    ResponderExcluir